Todos já devem ter assistido pelo menos um filme ou especial com esse artista. Seja em suas participações em grandes produções como em Rats – Night of terror, The pied piper, Willard, Ben e Mouse Hunt, ou até mesmo protagonizando sucessos como: Flushed Away, Depereaux, Fievel an American Tail, Stuart Little, Ratatouille sem falar nas animações e séries televisivas: Topo Gigio, Supermouse, Tom&Jerry, Bernardo e Bianca, Faro Fino, Ligeirinho e até Mickey Mouse.insetos4

Sem dúvida esse animalzinho faz muito sucesso nas telas do cinema e da televisão. Claro que você já percebeu que estamos falando do rato. Mas por trás de todo esse sucesso do mundo da ficção e da fantasia exitem os ratos da vida real. Esses não costumam ser tão carismático assim, pelo contrário, geralmente acontece uma confusão quando alguém se depara com um rato ou camundongo. Medo, nojo, susto e até pânico, tudo isso com bons motivos, pois na vida real esses animaizinhos representam uma grande ameaça à saúde.

Muitas das maiores epidemias da história estão relacionadas aos ratos, como a peste bubônica que ficou conhecida como a Peste Negra, considerada a maior epidemia de todos os tempos, matou mais de 50 milhões de pessoas em menos de vinte anos. E a epidemia Tifo que deixou mais de 3 milhões de vítimas fatais em pleno século XX.

Ratos, camundongos e ratazanas podem transmitir doenças como leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas e micoses através de suas fezes, urina e pulgas.

Além das doenças, os ratos também causam prejuízos por serem roedores fortes e vorazes. Capazes de roer madeira, couro, tecido, plástico e até cimento (costumam roer cimentos para fazer ninhos e abrir passagens). Esse fato implica em frequentes prejuízos domésticos, mas muito pior, prejuízos no comércio, na indústria e no campo, onde costumam roer e contaminar principalmente os estoques de alimentos.

Muito habilidosos, esses animais são capazes de percorrer grandes distâncias, nadar e até mergulhar por muito tempo, o que lhes permite acesso fácil em qualquer instalação, através de telhados, forros, lajes, ralos e tubulações (incluindo o vaso sanitário).

São muito resistentes, tem um longo ciclo de vida, e se reproduzem muito rapidamente. Só para se ter uma ideia uma espécie comum desses animais chega a ter em média de 7 a12 filhotes por ninhada com cerca de 10 ninhadas por ano.

Veja alguns dos índices e curiosidades relacionados ao rato:

– Os ratos são responsáveis pela perda de 30% da produção nacional de grãos e 4% da produção mundial.

– A cada 3 dias, há registro em hospitais e postos médicos de 1 pessoa com lesões por roedura e doenças de ratos.

– A Suíça mantém 0,5 rato per capita, os EUA 2 ratos per capita, enquanto no Brasil, nos grandes centros urbanos, existem 15 ratos/habitante, sendo a média nacional de 8.

– Se acasalarmos um casal de ratos em Janeiro, em Dezembro teremos 180 mil descendentes e no período de 10 anos serão 48 trilhões.

Em fim, apesar de fazer muito sucesso nas histórias do cinema, o rato representa uma grande ameaça à saúde, por isso é indispensável que o combate e o controle dessa praga seja feito como seriedade e responsabilidade.

Amarelinho Serviços Ltda surgiu de um projeto evolucionário. O conhecimento e seriedade com a pesquisa foi se apurando ano pós ano, e não parou mais. Sendo assim, hoje, a Amarelinho Serviços é uma empresa especializada no controle de pragas urbanas e se transformou em uma das melhores empresas do seguimento no Brasil. A Amarelinho Serviços está preparada e equipada para garantir conhecimento no que faz, e segurança no que executa.
Atualmente a empresa conta com supervisão e RT full-time para garantir segurança e qualidade nos serviços prestados a seus clientes. Todos os profissionais são registrados em órgãos de fiscalização como CRBio, CREA, CRA e CRN.